O papel dos pais na alimentação dos filhos

As experiências nutricionais, no início da vida, podem ter consequências duradouras. Para encorajar a adoção de hábitos sadios de alimentação, esse texto propõe entender melhor o percurso alimentar habitual e saber distinguir os problemas de alimentação comuns, frequentemente temporários, dos problemas crônicos.

Os pais têm um papel essencial na promoção da alimentação saudável.
Desde o início, a escolha de amamentar estimula fortemente a nutrição do bebê e pode ajudá-lo a regular melhor seu ganho alimentar.

Os pais também podem:

1 – Oferecer diariamente alimentos sadios e nutritivos, como frutas e legumes.
2 – Ficar atentos a sinais de fome e saciedade, e servir porções adaptadas à idade, para evitar que comam demasiadamente.
3 – Ensinar seu filho a reconhecer os sinais de saciedade e a comer lentamente.
4 – Fazer com que a hora das refeições seja agradável, sem estresse nem distração.
5 – Oferecer acessórios adaptados para que a criança possa comer mais facilmente, por exemplo, utensílios adaptados à idade: copos com bico tipo canudo, cadeirões altos etc., e encorajar as refeições em família sempre que possível.
6 – Evitar expor a criança às telas (televisão, computador etc.) antes de 2 anos. A partir dessa idade, limitar o tempo a uma ou duas horas por dia.

Encorajá-la a praticar uma atividade física. Finalmente, um dos melhores meios de encorajar seu filho a se alimentar de forma saudável consiste em dar-lhe bom exemplo.